Currículo Profissional
Membro Efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses, cédula nº 25473
Psicóloga Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde pela Ordem dos Psicólogos Portugueses
Certificado de Competências Pedagógicas, cédula nº F690125/2020
Coimbra é o início e o fim para mim.
a cidade de onde sou, onde estudei e me edifiquei enquanto profissional e que serviu de “fábrica de futuro” para mim.
Da licenciatura ao doutoramento, é aqui que tudo acontece.
Os cientistas são optimistas porque sabem que amanhã vão saber mais do que hoje.
Carlos Fiolhais
Doutoramento em Psicologia Clínica e da Saúde
No meu projeto de doutoramento estou a investigar a capacidade de regulação emocional em adolescentes saudáveis, adolescentes com perturbações internalizantes (p.e. perturbação de ansiedade social) e externalizantes (perturbação de oposição e/ou do comportamento).
Também estou a analisar a eficácia da Terapia Focada na Compaixão em formato online para o tratamento da Perturbação de Ansiedade Social, bem como o impacto da intervenção na fisiologia dos adolescentes.
Experiência Profissional
-
Psicóloga Clínica
Avaliação e Intervenção Psicológica com Adolescentes, Adultos & Casais, Avaliação PHDA
-
Supervisora Clínica
Terapia Cognitivo-Comportamental & Terapia Focada na Compaixão
-
Investigadora
Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo-Comportamental da Universidade de Coimbra
-
Mentora Científica
Projeto Saúde em Foco – Centro Ciência Viva
-
Psicóloga Clínica
Projeto “acalma.online”
Cconsulta de psicologia clínica e intervenção em crise online, em resposta ao impacto psicológico da Covid-19
-
Psicóloga Júnior
Associação de Viseu de Portadores de Trissomia 21 (AVISPT21): Consulta de Psicologia Clínica, Gabinete de Apoio a Programas Incluídos na Comunidade, Grupos de suporte e ações de sensibilização em escolas e na comunidade
-
Estagiária de Psicologia Clínica
Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra: Consulta de Psicologia Clínica e Psicoterapia, Internamento de Doentes Agudos, Grupo Terapêutico de Perturbação Pós-Stress Traumático para Veteranos da Guerra Colonial, Consulta de Psicoterapia da Perturbação Obsessivo-Compulsiva e Serviço de Urgência, Equipa de Saúde Mental Comunitária do Pinhal Interior Norte
-
Assistente de Investigação
Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo-Comportamental
-
Estagiária de Psicologia
Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Coimbra
2021 | Início do Doutoramento em Psicologia
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
2018 | Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde com sub-especialização em Intervenções Cognitivo-Comportamentais nas Perturbações Psicológicas e Saúde
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
2016 | Licenciatura em Ciências Psicológicas
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
Formação Avançada em Terapia Focada na Compaixão
Compassionate Mind Foundation, Reino Unido
2025
A Compassion Focused Approach to Psychosexual Problems
[Jane Vosper, Michael Yates & Stuart Gibson]
2025
Fundamentals of Clinical Supervision in Compassion Focused Therapy
[Wendy Wood]
2023
Compassion Focused Therapy for Relationships and Couples
[Michaela Thomas]
2023
CFT & working with Dissociation & dissociative disorder
[Andrew Rainer]
2025
Supervisory Relationships in Compassion Focused Therapy
[Kate Lucre]
2024
Compassion Focused Therapy and Parenting
[James Kirby]
2023
Compassion Focused Therapy: Advanced Clinical Skills
[Paul Gilbert & Andrew Rayner]
2022
Why wait 'till Adulthood? Application of CFT with Children, Young People and their Families
[Mary Welford]
2022
An Introduction to Theory & Practice of Compassion Focused Therapy
[Tobyn Bell & Ashleigh McLellan]
2025
Clinical Supervision and Compassion Focused Therapy
[Paul Gilbert]
2023
Compassion Focused Therapy for Anger Management [Russell Kolts]
2023
Compassion Focused Therapy for Grief
[Darcy Harris]
2022
Integrating Motivational Interviewing with CFT
[Stan Stiendl]
Outra Formação Profissional
*
Outra Formação Profissional *
PHDA no Adulto: Avaliação e Intervenção Psicológica (3ªedição)
— Psikontacto, Portugal
Formação de Formadores para obtenção de especialização em Igualdade de Género
— Saúde em Português
Challenges and Specificities of Cognitive-Behavioral Group Therapy
— CINEICC
Formação de Agentes qualificados/as que atuem no domínio da Prevenção, Sensibilização e Combate ao Tráfico de Seres Humanos e no Apoio às suas Vítimas
— Saúde em Português
POSTERS
POSTERS
Apresentação na Conferência Internacional da Compassionate Mind Foundation (Birmingham, Reino Unido).
Outubro 2025
Compassionate Mind Foundation
Birmingham, United Kingdom
Maio 2025
FPCEUC
Coimbra, Portugal
Maio 2024
FPCEUC
Coimbra, Portugal
Junho 2023
21st World Congress of Psychophysiology
Geneva, Switzerland
Maio 2023
FPCEUC
Coimbra, Portugal
Outubro 2019
Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, Portugal
Linharelhos, M., Petrocchi, N., Vagos, P. & Rijo, D. (2025). CFT@TeenSAD: Effects of a compassion-focused intervention for Social Anxiety Disorder in adolescents’ emotion regulation, anxiety and avoidance.
Linharelhos, M., Rijo, D., Vagos, P., Petrocchi, N. & Sousa, R. (2025). Safe in your heart: Exploring the soothing system of healthy adolescents and adolescents with externalizing and internalizing disorders.
Linharelhos, M., Rijo, D., Vagos, P., Petrocchi, N. & Sousa, R. (2024). Soothing-as-Threat: Exploring the soothing system through heart rate variability in adolescents with internalizing and externalizing disorders.
Linharelhos, M., Sousa, R., Petrocchi, N., Gilbert, P., & Rijo, D. (2023). Physiological correlates of the tripartite model of affect regulation: HRV differences between community and forensic male adolescents.
Sousa, R., Ribeiro da Silva, D., Linharelhos, M. & Rijo, D. (2023). Different types of offending: Evidence for HRV-based profiles in Young Offenders.
Sousa, R., Ribeiro da Silva, D., Linharelhos, M. & Petrocchi, N., Gilbert, P., Rijo, D. (2023). Changes in young offenders’ HRV patterns after the delivery of the PSYCHOPATHY.COMP program.
Linharelhos, M., Sousa, R., Rijo, D., Vagos, P. & Petrocchi, N. (2023). Sex Differences in Threat Processing in Adolescents with Social Anxiety Disorder.
Linharelhos, M., Rodrigues, J. & Duarte, F. (2019). Ganhar, Perder, Perder, Repetir? Uma revisão do estado da arte da intervenção cognitivo-comportamental de terceira geração no jogo patológico.
Figueiredo, I., Linharelhos, M., Duarte, F. & Raposo, V. (2019). A voz do berço que me entorpeça: Leitura alternativa de um caso clínico em terceira geração.
Artigos Científicos
Unidade de Psicologia Clínica Cognitivo-Comportamental - Universidade de Coimbra
-
Depende. Há muitas atividades na academia que requerem dedicação exclusiva. No entanto, muitos psicólogos mantêm a sua ligação à investigação como um side-project, dedicando-se mais profundamente à ativiídaàde clnica após concluírem o seu Doutoramento ou projectos.
-
Ao longo do meu Doutoramento fiz muita formação de base clínica. Por várias razões. Muita dessa formação ajudou-me a entender os próprios mecanismos de regulação emocional e processos de mudança que eu estava a estudar, e deu-me insight sobre como é que operam na prática. Também fiz muita formação por curiosidade, necessidade de utilizar o meu cérebro para “outras coisas”. E o meu projecto de doutoramento incluiu desde o início a realização de intervenção terapêutica, então eu fui sempre testando e treinando as minhas competências clínicas.
-
A clínica para mim não é uma paragem no percurso para voltar a investigar a full-time ou dar aulas exclusivamente. A minha visão para a carreira é que bons professores e bons investigadores enriquecem o seu trabalho científico com experiência clínica. Isto não quer dizer que temos todos de fazer tudo. Cada pessoa deve fazer exactamente o que quiser. A ciência faz-se em equipa, e boas equipas de investigação beneficiam de ter pessoas dedicadas a um lado e ao outro que conversem entre si e consigam co-criar soluções multifacetadas que beneficiem psicólogos, cientistas e a sociedade como um todo. A minha carreira ideal passaria em simultâneo pela clínica, pela ciência e pelo ensino/formação.